pratos da culinária baiana para você conhecer

12 pratos da culinária baiana para você conhecer

Sugestões doces e salgadas que vão encantar seu paladar.

Um dos prazeres de viajar para lugares diferentes, mesmo no próprio Brasil, é poder apreciar a culinária regional. Quem viaja para a Bahia tem a oportunidade de conhecer o vatapá, a moqueca e outros pratos típicos da região, que mesmo mais apimentados, prometem um sabor inesquecível.

Ter uma estadia confortável é apenas o primeiro passo para que sua viagem seja um sucesso. Você não deve deixar de se arriscar e experimentar ao menos um dos pratos da culinária baiana enquanto estiver visitando o estado. Para te ajudar a selecionar o que conhecer, separamos uma lista com os principais pratos.

1. Acarajé

Este é um dos pratos mais conhecidos. Assim que ouve falar em Acarajé, imediatamente você se lembra da Bahia. Trata-se de um bolinho feito com feijão-fradinho e cebola, temperado com sal e frito no azeite de dendê. Quem experimenta afirma que o sabor é único.

2. Moqueca

A moqueca é conhecida em outras regiões brasileiras, levando peixe e outros ingredientes. No entanto, o que diferencia o prato baiano é o uso do azeite de dendê e do leite de coco. Pode ficar tranquilo que a receita continua sendo salgada.

3. Mungunzá

Trata-se de um doce que combina muito com dias de clima ameno, apesar de ter sido criado em um dos estados mais quentes do Brasil. É feito com milho para canjica, leite condensado, leite de coco, canela, cravo e coco. O sabor é docinho na medida certa e deixa todo mundo com água na boca.

4. Acaçá

Este é um bolinho afro-brasileiro que também faz muito sucesso na Bahia. Leva farinha de arroz, leite de coco, sal e leite, sendo uma receita salgada. Será cozido até obter uma gelatina e enrolado em uma folha de bananeira.

5. Vatapá

O vatapá é outro prato que imediatamente vem ao pensamento assim que se fala da Bahia. Usa muitos ingredientes e tem um toque mais picante, muito comum na culinária baiana. O segredo está em ser uma mistura perfeita entre o doce e o salgado.

6. Efó

Feito com camarão, trata-se de um refogado que irá ser misturado com muitos temperos, usando o famoso azeite de dendê, presente na maioria dos pratos baianos. É servido como se fosse um tutu e rico em sabor.

7. Abará

O abará é um parente próximo do Acarajé, inclusive é muito provável que você prove os dois no mesmo dia. Também é feito com feijão-fradinho, mas com um diferencial no preparo: é cozido em banho-maria e, em seguida, servido enrolado em uma folha de bananeira.

8. Caruru

Quando souber do ingrediente principal, talvez você faça cara feia, mas vai mudar de ideia assim que experimentar este prato. Trata-se de um cozido de quiabo que leva especiarias baianas, como o azeite de dendê. Além disso, é acompanhado por camarões.

9. Bobó de camarão

Este é um prato bastante conhecido, e quem vai para a Bahia precisa prová-lo. Também de origem africana, hoje, é um prato afro-brasileiro, pois ganhou novos temperos. Leva camarões, mandioca, pimentão, alho, cebola, pimenta e o famoso azeite de dendê, que está em quase todos os preparos baianos.

10. Pudim de tapioca

Para quem não quer se arriscar tanto e prefere os doces, uma dica é experimentar o pudim de tapioca. São apenas cinco ingredientes bastante conhecidos, como leite de coco, leite condensado, leite, ovos e a própria tapioca.

11. Xinxim de galinha

Trata-se de um ensopado de galinha que recebeu alguns temperos diferenciados e ganhou um toque extra de sabor. O amendoim é o responsável por isso, mas você também pode experimentar versões que levam castanhas.

12. Cocada de forno

Esta é mais uma sobremesa para quem não deseja se arriscar tanto e quer fugir do toque mais picante das comidas baianas. O doce é simples e usa ingredientes que já estamos acostumados, como o creme de leite, o coco e o leite condensado.