O aparelho ortodôntico é um método muito conhecido no ramo da odontologia por realizar o realinhamento dos dentes e contribuir com diversos procedimentos de correção de mordida, por exemplo.

Aparelho transparente

Assim como diversas áreas, o ramo odontológico tem crescido muito e dia após dia novas tecnologias são ofertadas para que procedimentos ocorram de maneira mais eficiente para os pacientes ou de modo a aprimorar os tratamentos já realizados.

Isso não seria diferente no caso dos aparelhos ortodônticos, que contam com os modelos estéticos, sendo o fixo e o alinhador transparente. Ambos criados para contribuir com a percepção e discrição no decorrer do tratamento.

Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre o aparelho transparente, sanando algumas dúvidas comuns sobre uma das mais novas tecnologias no setor odontológico.

Quais as vantagens do aparelho ortodôntico transparente?


A maior vantagem desse procedimento é não exibir o famoso, e muitas vezes temido, sorriso metálico. Geralmente ele é procurado por pessoas que possuem interesse em realizar o procedimento de maneira mais discreta, ou que trabalham com a imagem.

O aparelho transparente fixo é fabricado com materiais translúcidos como o policarbonato, porcelana policristalina ou monocristalina.

É um procedimento confortável e discreto, independentemente do modelo.

Já a manutenção pode variar bastante, de acordo com o método utilizado e as necessidades do paciente.

No caso do aparelho ortodontico transparente tradicional, os braquetes são invisíveis e as manutenções são feitas mensalmente, como no aparelho tradicional.

Já no modelo invisalign, no qual o tratamento é feito por meio de uma moldeira, os alinhadores podem ser trocados duas vezes ao mês. No entanto, o prazo pode ser maior ou menor conforme a movimentação dos dentes e necessidade de acompanhamento.

Ambos necessitam de acompanhamento odontológico e podem trazer o resultado para o paciente.

Como é realizada a aplicação do aparelho transparente?


Assim como qualquer procedimento, é necessário a avaliação para diagnosticar a necessidade dos pacientes e definir o modelo e planejamento utilizados.

O aparelho dental transparente pode ser colocado de modo semelhante ao aparelho ortodôntico metálico, em que os braquetes são colados sobre o dente, um fio metálico é passado e as borrachinhas são adicionadas.

Já no modelo invisalign é preciso criar um molde da arcada dentária para que o molde seja construído de forma adequada para dar continuidade ao tratamento.

Os moldes podem ser trocados mensalmente, conforme o estabelecido com o médico para o tratamento.

Nesses casos deve haver um alinhador para a parte superior e outra para a inferior da boca.

Após o término do tratamento - seja o fixo ou o alinhador - é necessário fazer o uso da contenção para reforçar e manter o resultado conquistado.

Por que o aparelho invisível se tornou tão popular?


Como dito anteriormente, algumas pessoas podem não aderir ao tratamento ortodôntico por não se agradarem com a estética que o aparelho metálico trazia para os dentes.

Por esse motivo o aparelho invisível preço se tornou um método muito desejado, por trazer eficiência de maneira menos visível.

Com isso muitas pessoas começaram a pesquisar pelo tratamento por verem nele uma excelente estratégia para conquistar um sorriso bonito e alinhado.

Algumas celebridades, inclusive, passaram a fazer uso desse tratamento pois além de ser discreto, o aparelho invisível pode ser retirado em eventos especiais, de modo a não interferir em imagens e fotografias.

Onde posso realizar o procedimento?


O procedimento pode ser feito em qualquer clínica odontológica que ofereça o tratamento. Para isso, é preciso procurar por profissionais especializados para realizar o tratamento de forma adequada.

Independente de qual clínica ou consultório você optar por realizar o tratamento, uma avaliação deve ser feita antes de qualquer alteração para ver as necessidades e indicações para sua necessidade, bem como as ofertas feitas pelo profissional.

Além do alinhamento, para aqueles que não possuem interesse em fazer o uso do aparelho ou já realizaram e desejam otimizar ainda mais o resultado, é possível recorrer à colocação de lente de contato dental.

Nesse procedimento o sorriso também é alinhado e espaços entre os dentes podem ser minimizados, proporcionando o aspecto de dentes brancos tão almejados.

Assim, ele consegue trazer um molde, cor e formato novo para os dentes, mas é considerado um procedimento voltado apenas para estética.

Quais os cuidados com o procedimento?


Em geral, os cuidados que envolvem o uso de aparelho consistem na higienização e armazenamento correto das peças, sendo necessário usar o fio dental diariamente além das avaliações mensais realizadas pelo dentista.

No caso dos alinhadores removíveis, a higienização também deve ser feita nas peças antes do armazenamento, de modo a evitar o acúmulo de bactérias.

No caso dos braquetes com borrachas transparentes, a alimentação também demanda atenção. Isso porque alimentos com alto nível de corante podem influenciar na cor do tratamento, fazendo com que o aparelho se torne mais amarelado.

Sabendo todas essas informações é importante consultar o profissional para identificar/escolher qual o melhor método de tratamento para a sua necessidade.

Independentemente de qual procedimento for escolhido, é importante realizar as manutenções com responsabilidade para conseguir um resultado eficiente que te traga maior conforto e confiança.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Cupom de desconto workana de R$ 100,00