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Você já ouviu a frase “o conteúdo é rei”? Embora o marketing de conteúdo fosse apenas uma forma de se diferenciar dos concorrentes, agora ele se tornou uma necessidade para qualquer marca moderna. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo está no centro das campanhas de marketing digital mais bem-sucedidas.

Por trás de cada grande marca está uma riqueza de conteúdo valioso e relevante que realmente conecta com o público da empresa.

Mas você ainda deve estar se perguntando: por que o marketing de conteúdo é importante ?

Para ajudá-lo a entender melhor a importância do marketing de conteúdo, reuni uma lista das principais vantagens que o marketing de conteúdo pode oferecer à sua pequena empresa:

1. Melhore a reputação da marca construindo confiança por meio do marketing de conteúdo.


Um dos maiores benefícios que realmente mostra a importância do marketing de conteúdo são as qualidades de construção de reputação de um ótimo conteúdo.

No movimentado mercado digital de hoje, é vital que as empresas trabalhem para construir a confiança de seus clientes potenciais e clientes.

Construir confiança pode ajudar sua empresa a estabelecer uma reputação de marca positiva.

Criar conteúdo personalizado é uma ótima maneira de conhecer seus clientes potenciais e clientes ao mesmo tempo em que cria boa vontade.

Um ótimo conteúdo pode ajudá-lo a construir a confiança de seus clientes potenciais.

Quando os consumidores leem seu conteúdo, eles começam a desenvolver uma opinião sobre sua marca.

Se o conteúdo que encontrarem for envolvente, educacional e valioso, eles começarão a pensar da mesma forma sobre sua empresa. Quanto mais valor você puder fornecer ao seu conteúdo, mais fácil será construir a confiança do seu público-alvo.

Além disso, quando seus clientes potenciais e clientes começarem a ver que você está publicando conteúdo de forma consistente em várias plataformas, eles podem passar a vê-lo como um líder no setor.

Publicar conteúdo por meio de publicações de terceiros ou compartilhar seu conteúdo com influenciadores também pode ajudá-lo a construir ainda mais confiança em seu mercado-alvo.

2. Um ótimo conteúdo ajuda a influenciar as conversões.


Se você está realmente se perguntando por que o marketing de conteúdo é importante , não procure além das estatísticas de conversão.

Aqui estão apenas algumas das estatísticas que realmente falam sobre a importância do marketing de conteúdo quando se trata de melhorar as conversões do site :

  • O marketing de conteúdo oferece taxas de conversão cerca de 6 vezes maiores do que outros métodos de marketing digital. (ABG Essentials)
  • Depois de ler as recomendações em um blog, 61% dos consumidores online nos Estados Unidos decidiram fazer uma compra. ( Instituto de Marketing de Conteúdo )
  • De acordo com 74% das empresas pesquisadas, o marketing de conteúdo aumenta suas oportunidades de marketing, tanto em quantidade quanto em qualidade. ( Curata )
  • O conteúdo de vídeo pode ajudar a fornecer um ótimo ROI e aumentar significativamente as conversões, de acordo com 72% das empresas pesquisadas. ( CrazyEgg )
  • Os profissionais de marketing interno conseguem dobrar a taxa média de conversão do site (de 6 para 12%), em parte devido aos esforços de marketing de conteúdo. ( HubSpot )

O marketing de conteúdo de qualidade pode ajudar significativamente a melhorar as taxas de conversão do seu site.

O marketing de conteúdo ajuda a melhorar as conversões porque permite que você se conecte e eduque seus leads e clientes.

Você não está apenas trabalhando para construir confiança e relacionamentos, mas também incentiva conversões, fornecendo aos consumidores as informações de que precisam para tomar uma decisão de compra informada.

Para otimizar seu conteúdo para conversões, certifique-se de incluir uma frase de chamariz clara.

Seu CTA informa ao leitor o que ele precisa fazer em seguida, guiando-o para a próxima etapa do processo de conversão.

Quer converter signifique fazer uma compra, obter mais informações ou entrar em contato com sua equipe de vendas, é importante deixar claro para o leitor no conteúdo o que você deseja que eles façam a seguir.

3. O conteúdo otimizado ajuda a melhorar seus esforços de SEO.


A importância do marketing de conteúdo torna-se mais clara quando olhamos para o papel que o conteúdo desempenha em ajudar sua empresa a construir e melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) .

O SEO desempenha um papel importante na melhoria da visibilidade do seu negócio online. No entanto, se você quiser melhorar o SEO, precisa criar conteúdo otimizado.

A criação de conteúdo é a técnica de SEO mais eficaz. Na verdade, sites de negócios que postam conteúdo consistente em blogs têm em média 434% mais páginas indexadas por mecanismos de pesquisa do que aqueles que não publicam nada.

Quanto mais conteúdo você tiver em seu site, mais páginas o mecanismo de pesquisa terá para indexar e mostrar aos usuários nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Embora mais páginas não resultem necessariamente em maior tráfego, isso dá à sua marca a oportunidade de se classificar para mais palavras-chave.

Por exemplo, a criação de blogs sobre diferentes tópicos relevantes para seu público-alvo oferece mais chances de classificação para as palavras-chave que esses usuários-alvo estão procurando nos mecanismos de pesquisa.

Sem mencionar que quanto mais conteúdo você tem em seu site, mais motivos você dá aos visitantes para permanecerem por lá.

Isso significa um tempo maior no site, o que também pode impactar positivamente a otimização do mecanismo de pesquisa.

O Google vê o tempo gasto no site como um indicador de que seu site oferece conteúdo valioso.

Deseja fornecer consistentemente conteúdo valioso aos visitantes do seu site? Você deve! Considere nossos serviços de escrita de blog como uma opção para impulsionar seu jogo de marketing de conteúdo. 

4. Criar ótimo conteúdo é uma maneira econômica de atrair novos clientes potenciais.


Para aqueles que estão se perguntando por que o marketing de conteúdo é importante , dê uma olhada em todas as maneiras como o conteúdo pode ajudar sua empresa a conseguir novos leads.

A geração de leads é importante para pequenas empresas que contam com tráfego consistente para expandir sua marca e impulsionar as vendas.

Dessa forma você pode aumentar o número de visitas do seu site.

O marketing de conteúdo não é ótimo apenas para geração de leads, mas também acessível.

Embora o marketing de conteúdo custe cerca de 62% menos do que as táticas de marketing tradicionais, ele gera cerca de 3 vezes mais leads, de acordo com a DemandMetric.

A acessibilidade do marketing de conteúdo o torna uma tática necessária para pequenas empresas que desejam maximizar seu orçamento.

É importante observar que o marketing de conteúdo consome muito tempo e também pode demorar um pouco para ver os resultados de seus esforços.

Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de SEO. No entanto, quando se trata de criar conteúdo de qualidade, um pouco pode ajudar muito.

Na verdade, de acordo com o Social Media Examiner, mais de 81% dos profissionais de marketing descobriram que experimentaram um aumento no tráfego ao investir apenas 6 horas por semana em seu conteúdo de mídia social.

O marketing de conteúdo não é apenas uma tática acessível, mas também fornece um ROI que as pequenas empresas simplesmente não podem ignorar.

A importância do marketing de conteúdo é fácil de ver quando você considera o retorno do investimento.

Como a criação de conteúdo é razoavelmente acessível e altamente eficaz, muitas pequenas empresas verão um ROI impressionante em seu marketing de conteúdo com o tempo.

Na verdade, por dólar gasto, os esforços de marketing de conteúdo produzem três vezes mais leads do que os anúncios de busca pagos.

A chave para maximizar o ROI de conteúdo é criar uma estratégia de marketing de conteúdo que leve em consideração o seu mercado-alvo. Você nunca deve criar conteúdo apenas para criar conteúdo. Se você quiser fazer seu dinheiro valer a pena, seu conteúdo deve ser estratégico nos tópicos que você escolher, tipos de ativos que você produz e seus métodos promocionais.

Eu não poderia de mencionar aqui, somente escrever conteúdo não é suficiente, é necessário trabalhar o SEO do site, tanto o SEO on page, quanto o SEO off page, ou seja, aumente a autoridade do seu domínio ou a sua estratégia estará incompleta.

5. O conteúdo permite que sua marca mostre sua experiência no assunto.


Os consumidores querem saber que estão lidando com especialistas que conhecem os meandros da indústria.

Esta é outra resposta para a importância do marketing de conteúdo .

O marketing de conteúdo permite que sua marca demonstre sua experiência na área, ao mesmo tempo que fornece um conhecimento valioso que pode ajudar os leitores a tomar uma decisão de compra mais informada.

Cada vez que você publica uma nova postagem de blog, white paper ou outro conteúdo, está mostrando aos leads e clientes o quanto sabe sobre o setor e os desafios que eles enfrentam.

Quando chegar a hora de fazer uma compra, os consumidores se lembrarão da marca que lhes forneceu as informações de que precisavam para entender melhor seus problemas, soluções e outras opções.

Digamos que se trate de comprar de uma empresa que publica conteúdo consistente, educacional e informativo, ou que não tem nenhum conteúdo.

É mais provável que o consumidor compra da empresa que demonstrou seu conhecimento e experiência.

Dessa forma, eles podem ter tranquilidade em saber que estão sendo atendidos por especialistas do setor, que podem responder às suas perguntas e solucionar facilmente quaisquer problemas.

6. Quer construir relacionamentos com os clientes? Publique ótimo conteúdo.


Se você ainda está se perguntando, por que o marketing de conteúdo é importante?

Considere como um ótimo marketing de conteúdo pode ajudá-lo a construir relacionamentos com seus clientes.

Anteriormente, discutimos como o conteúdo é parte integrante da construção de confiança e do estabelecimento de uma reputação de marca positiva. Isso pode ajudar você a aumentar seu público e alcançar novos leads.

Mas e aqueles que já compraram de você?

Clientes recorrentes são o pão com manteiga de muitas pequenas empresas.

Na verdade, de acordo com BIA Kelsey, 61% das SMBs dizem que metade de sua receita vem de clientes fiéis.

Além disso, o Blog de Tecnologia de Marketing relata que um cliente fiel vale, em média, até 10 vezes mais que sua primeira compra.

É claro que os clientes fiéis não passam de uma vantagem para o seu negócio.

Se as vendas repetidas representam uma parte significativa da receita de sua empresa, você precisará encontrar maneiras de fortalecer seu relacionamento com os clientes atuais.

É aí que entra o marketing de conteúdo.

O fornecimento de ótimo conteúdo não pára depois que um lead se torna um cliente.

O conteúdo que agrega valor para sua base de clientes ajudará a aumentar a fidelidade à marca, fortalecendo o relacionamento que você tem com os clientes.

Isso pode encorajar vendas repetidas e ajudá-lo a estabelecer poderosos defensores da marca.

Como você pode ver acima, os clientes não apenas se sentem mais positivos em relação a uma empresa com conteúdo personalizado, mas também se sentem mais próximos dessa marca.

Então, que tipo de conteúdo é melhor para construir relacionamentos com a marca?

Recursos como vídeos de instruções e outros tipos de conteúdo visual informativo podem ajudar seus clientes a aproveitar melhor seus produtos ou serviços.

Quanto mais valor eles obtêm, maior a probabilidade de retornar.

Guias de marcas e comparações são outro ótimo exemplo de conteúdo que pode ajudar a fornecer mais valor para seus clientes.

Ao ajudar os clientes a tomar decisões de compra mais inteligentes, você está trabalhando para construir mais confiança e encorajar vendas repetidas.

7. Seus leads e clientes desejam um ótimo conteúdo!


Por que o marketing de conteúdo é importante? Bem, seus leads e clientes desejam ler um ótimo conteúdo.

Na verdade, 20% do tempo que os usuários da Internet passam online é gasto apenas lendo conteúdo.

E se você está pensando que as pessoas não querem perder tempo lendo conteúdo de marcas, pense novamente.

Como mostra o infográfico abaixo, 68% das pessoas gostam de passar o tempo lendo sobre as marcas que consideram interessantes.

Além disso, 80% dos usuários da Internet gostam de aprender sobre as empresas por meio do conteúdo personalizado que oferecem.

Essas estatísticas mostram que não apenas os consumidores gostam de conteúdo, mas também desejam ler um ótimo conteúdo de marcas como a sua!

Então, por que não dar às pessoas o que elas querem? Se você deseja que o marketing de conteúdo seja eficaz, não ignore os dados que coletou do seu público.

Reúna dados para a percepção do cliente a partir de mapas de jornadas, feedback do usuário, métricas personalizadas e personalidade do cliente.

Essas informações são vitais para o seu planejamento de conteúdo. Crie conteúdo personalizado que fale com seu público-alvo e forneça algum tipo de valor.

Seja divertido ou educativo, use seu conteúdo como uma oportunidade para mostrar aos consumidores o que é sua marca.

A chave para a criação de conteúdo eficaz que ajude você a se conectar com seu público ansioso é se concentrar em tópicos que sejam relevantes para suas necessidades, interesses e desafios.

E não se esqueça de mostrar um pouco de personalidade para ajudar o consumidor a conhecer sua marca e o que o diferencia dos demais.

O que nos leva à próxima resposta à pergunta: por que o marketing de conteúdo é importante...

8. O marketing de conteúdo ajuda você a se diferenciar dos concorrentes.


No movimentado mercado digital, é vital que sua pequena empresa se diferencie dos concorrentes.

Essa é a importância do marketing de conteúdo . O marketing de conteúdo é uma forma eficaz de as pequenas empresas trabalharem para se diferenciar das demais no setor e mostrar o que as torna especiais.

Os tópicos sobre os quais você cria conteúdo e o valor do conteúdo que você fornece podem significar a diferença entre um consumidor escolher sua marca em vez da de um concorrente.

Por exemplo, se um comprador estiver fazendo pesquisas sobre seus desafios e certos produtos que podem ajudar a resolver esses desafios, ele estará mais inclinado a trabalhar com a empresa que lhe forneceu informações úteis.

Se isso não for suficiente para mostrar por que o marketing de conteúdo é importante , considere o papel que o conteúdo desempenha para ajudá-lo a desenvolver a personalidade e a voz da marca.

Além de apenas o tipo de conteúdo que você produz, você também pode se diferenciar da concorrência por meio da linguagem do seu conteúdo e da forma como você apresenta suas informações.

A personalidade da sua marca é séria e profissional? Divertido e educativo? Talvez uma mistura de ambos?

Determinar como você deseja retratar sua marca e desenvolver a voz da marca pode ajudá-lo a criar um conteúdo exclusivo para sua empresa.

A personalidade dessa marca pode ajudá-lo a se conectar com seus compradores-alvo e mostrar a eles o que torna seu negócio especial.

Uma das melhores maneiras de mostrar essa personalidade é por meio do conteúdo de marketing que você cria.

9. O conteúdo é importante durante cada etapa do funil de marketing.


Agora, vamos pensar sobre a importância do marketing de conteúdo quando se trata de seu funil de marketing.

Existem três áreas principais de seu funil de marketing nas quais você precisa pensar enquanto desenvolve suas campanhas de marketing digital.

E o marketing de conteúdo desempenha um papel em cada estágio do funil.

É aqui que entra o marketing de conteúdo em todo o funil de marketing:

  • Parte superior do funil (TOFU) ou Topo de Funil: na parte superior do funil, seus clientes em potencial estão apenas começando a se dar conta de seus problemas. Eles também estão começando a se dar conta de que existem soluções disponíveis. Durante esse estágio, o conteúdo pode ajudar a educá-los e obter as informações de que precisam para decidir que tipo de solução pode ajudar.
  • Meio do funil (MOFU): no meio do funil, os leads estão avaliando suas opções de produtos ou soluções. O conteúdo durante esse estágio do funil tem como objetivo educar os leads sobre as diferentes opções, para que eles possam começar a restringir suas escolhas e chegar mais perto de uma decisão de compra final.
  • Fundo do funil (BOFU): quando os leads chegam ao fundo do funil, isso significa que eles estão prontos para a conversão. O conteúdo durante esse estágio tem o objetivo de dar um empurrãozinho final de incentivo ao comprador e capacitá-lo a tomar uma decisão de compra informada.

Para entender melhor o conteúdo em cada etapa do funil, dê uma olhada neste gráfico:

Aqui, você pode ver como o marketing de conteúdo desempenha um papel em cada estágio do funil de marketing, bem como quais tipos de conteúdo funcionam melhor para leads de topo, meio e fundo do funil.

Ao criar marketing de conteúdo para alcançar clientes em potencial em cada estágio, esteja ciente do que cada lead precisa neste ponto da jornada do comprador.

Os clientes em potencial no topo do funil precisam de informações mais gerais que os ajudem a entender melhor seus desafios e soluções potenciais.

Os leads que chegam ao meio do funil precisam de informações mais detalhadas que os incentivem a avaliar suas opções.

Enquanto os leads na parte inferior do funil precisam de conteúdo com detalhes específicos sobre seu produto ou solução exclusivo para ajudá-los a tomar uma decisão de compra fundamentada.

10. O conteúdo ajuda a apoiar quase todas as outras estratégias de marketing digital.


Outra importância do marketing de conteúdo é que o conteúdo consistente e de qualidade ajuda a apoiar todas as outras partes da sua estratégia de marketing digital .

A maioria das pequenas empresas têm mais de uma ferramenta em sua caixa de ferramentas de marketing digital.

De email marketing a mídia social a anúncios PPC, existem muitas táticas diferentes que você pode usar para atrair e engajar seu público ideal.

Você quer saber o que todas essas estratégias têm em comum?

Ótimo conteúdo!

Sua empresa precisa criar conteúdo envolvente e de alta qualidade como parte de qualquer tática que você empregue em suas campanhas de marketing digital.

Por exemplo, digamos que você deseja lançar uma campanha de marketing por e-mail para fomento de leads.

Você deve desenvolver um conteúdo de e-mail que seja envolvente e incentive os leitores a dar o próximo passo.

Você também pode usar partes do conteúdo que já criou para ajudar a nutrir esses leads, como um blog ou white paper que fornece as informações de que precisam para movê-los pelo funil.

Não deve haver mais dúvida de por que o marketing de conteúdo é importante, porque o marketing de conteúdo se integra a todas as outras áreas de sua estratégia de marketing digital.

É também a cola que une suas campanhas e o que, em última análise, ajuda a torná-las bem-sucedidas.

Sem um ótimo conteúdo, tudo o que você tem são ideias. E as ideias, por melhores que sejam, não se convertem sozinhas! Elas precisam estar organizadas, a criação de site não é suficiente para vender, é necessário fazer um bom marketing de conteúdo.

Conclusão


Com todos os benefícios descritos acima, é fácil ver por que o marketing de conteúdo é importante para empresas de todos os tamanhos. O marketing de conteúdo não apenas ajuda você a aumentar a visibilidade, mas também pode ajudá-lo a construir relacionamentos mais fortes com seus clientes potenciais e clientes.

Não tem desculpas não começar agora mesmo, se não tem condições, você mesmo pode fazer, não é difícil, se tiver condições financeiras, o ideal é procurar uma agência e de preferência que seja especialista no seu nicho de mercado, por exemplo, se você é médico, procure uma agência de marketing digital para médicos .

Se você realmente deseja ver a importância do marketing de conteúdo em ação, é hora de começar. Trabalhe no desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo que tenha seus compradores-alvo em seu núcleo. Então, você pode começar a criar conteúdo valioso que ajuda a aumentar as conversões e melhorar a retenção de clientes.
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