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 Você sabe o que é identidade visual? Muitos confundem com identidade da marca ou logotipo. São coisas relacionadas, porém diferentes. Vamos abordar nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre identidade da marca, identidade visual, manual da marca etc.

Você pode estar iniciando um negócio e quer criar uma marca forte, com um bom nome. Ou pode estar querendo reformular sua estratégia de comunicação para afirmar sua identidade e modernizar a imagem de sua empresa. 

Independente do objetivo, para ser capaz de refletir uma imagem de identidade forte consistente com seus valores, existem algumas coisas a saber. Leia até o fim e aprenda a fortalecer sua marca.

 

A IDENTIDADE VISUAL FAZ PARTE DA IDENTIDADE DA MARCA

 

Independente se for uma empresa, uma comunidade, uma associação, um trabalhador autônomo, todos têm uma coisa em comum: a sua marca.

 

A identidade da marca é o coração da sua comunicação. Por isso é necessário atribuir a esta marca uma identidade. Deve ser mais ou menos desenvolvida em função da sua estrutura, dos seus objetivos, da sua personalidade, público-alvo e seus valores. Assim ela será vista, reconhecida e apreciada.

 

Ela reúne tudo o que o identifica: nome, logotipo, assinatura, cheiro, som, parte gráfica, preço, embalagens (se for um produto), história, valores entre outros. O campo é muito vasto.

Resumindo, a identidade da marca corresponde à imagem desejada perante o público. Já a imagem da marca corresponde ao que é percebido pelo público. 


Portanto, independentemente de você trabalhar ou não na estratégia de sua marca, seus clientes e o público em geral formarão uma opinião sobre ela. Cabe a você decidir se agirá ou não para criar uma percepção positiva.

No ponto central da identidade da marca está a identidade visual. E o próprio nome sugere que nela estão reunidos os componentes visuais de uma marca. Criação do logotipo e de todo universo gráfico (formas, escolha de cores, tipografias, iconografias etc.)

 

Com isso você ja sabe o que é identidade visual. E pode afirmar que é apenas uma parte da identidade da marca. E o logotipo faz parte da identidade visual.

O que é identidade visual


LOGOTIPO, O PRIMEIRO CONTATO COM SEU PÚBLICO

O logotipo representa a marca graficamente. É o emblema da sua empresa Ele será encontrado em todos os seus documentos, seja físico ou digital. É o principal elemento de sua identidade visual, onde as pessoas, num único relance ou a distância, reconhecerão sua empresa, sua marca.

Muitas vezes é composto por um texto com o nome da entidade e/ou um símbolo. Também pode ser apenas texto ou apenas o símbolo, sendo esse último mais incomum.

O logotipo é a base da sua identidade visual e requer um trabalho complexo e aprofundado.


O que é identidade da marca


O objetivo do logotipo é identificar a marca. Deve transmitir uma personalidade, pois o nome e o logotipo são as primeiras informações sobre a atividade da empresa, o posicionamento e os valores. Isso passa confiança aos seus clientes. Deve ser possível adaptá-lo em todos os seus meios de comunicação.

Sempre temos a primeira ideia de uma pessoa desde os primeiros segundos. E é o mesmo para uma marca quando você vê seu logotipo!

TIPOGRAFIA

 

O objetivo da tipografia é facilitar a leitura. Muitas vezes é subestimada, porém, convida a uma emoção ao ler: sugere a forma como seu negócio se expressará.

Graças às suas formas e ao seu estilo, a tipografia escolhida participa na criação da identidade visual e transmite ideias e uma personalidade.

Pode ser usado ou não no logotipo. Em alguns casos raros, como no exemplo acima, ele não aparecerá. Porém, estará presente em todo o restante do conteúdo de texto de todos os documentos oficiais e demais informações.

 

A tipografia, através dos caracteres utilizados ​​em uma identidade visual, pode enfraquecer ou fortalecer a imagem de sua marca. 

 

Algumas fontes trazem um estilo mais artístico, caprichoso ou tecnológico. Outras representam um lado masculino, sério ou demonstram prestígio ou modernismo. As letras em itálico sugerem movimento e dinamismo. 

Geralmente, um logotipo, documento ou anúncio não deve ter mais do que dois estilos de caracteres diferentes.  No máximo três. Usar muitos caracteres diferentes acaba forçando a vista a fazer muitos ajustes que levam à desistência da leitura.

 

CORES

 

Outro aspecto importante é a escolha das cores. Todas têm um significado. Não só têm um significado como convidam fortemente à emoção.

 

Elas influenciam o estado de espírito e têm uma utilização específica na comunicação, pois possuem uma importância na definição e percepção da imagem.

 

A recomendação é usar uma paleta que tenha significado e que permita manter uma harmonia colorida para sua comunicação. Cada cor tem um significado oculto e exerce suas influências em um nível inconsciente:

  • Amarelo  : sinônimo de alegria, criatividade e otimismo. Transmite uma sensação de calor e luz;
  • Azul  : expressa confiança, frescor e lealdade. A cor mais amada, evoca o céu, as viagens e os sonhos;
  • Laranja  : evoca energia e ação. Proporciona um toque de dinamismo;
  • Verde  : convida à calma e ao relaxamento. Símbolo de crescimento, natureza e sorte. A cor da esperança;
  • Vermelho  : símbolo de amor, sensualidade e paixão. Também está associado ao perigo, ao sangue. Para ser usado com uma dosagem bem controlada;
  • Violeta  : associada à delicadeza, imaginação e espiritualidade. Também evoca prosperidade e solidão.

Formas e sinais

 

As formas e os sinais influenciam muito na percepção pública da empresa. Elas dão uma dinâmica à sua identidade. Linhas retas, curvas, círculos passam diversos significados inconscientes. A utilização deles no seu logotipo ou em diversos outros documentos, passarão também significados inconscientes. Veja abaixo:

  • Redondo, oval, curvo: macio, quente
  • Linhas claras: sugerem dinamismo e seriedade
  • Quadrados, retângulos, triângulos, formas angulares: profissionalismo, seriedade, potência, estabilidade.

 

São formas geométricas tradicionais, porém tem um simbolismo particular como o coração que representa a saúde ou o amor ou o trevo que representa sorte.

 

Trabalhar com as diferentes formas vai oportunizar um vasto leque de possibilidades de transmissão de emoções.

Layouts

Apesar dos layouts respeitarem determinados códigos muito rígidos, isso não é razão para deixar de lado a criatividade.
Muito pelo contrário! Brincar com os códigos e construir uma identidade única em torno dessas restrições específicas é vantajoso para o seu negócio . Torna-se mais fácil destacar-se da multidão e causar boa impressão.

 

OS ELEMENTOS GRÁFICOS DE SUA EMPRESA

Tão importante quanto a criação do logotipo, é a criação de tudo que está ao redor. Ou seja, a aplicação da sua identidade visual.

E o que está ao redor do logotipo são os elementos gráficos. São os itens do design gráfico aplicado aos meios de comunicação: cores, formas, tipografias, texturas, layouts, fotos, ilustrações etc.

Seu universo gráfico está presente em toda sua papelaria e no ambiente virtual, como por exemplo site, redes sociais, assinatura de e-mail, embalagem do produto, sinalização, veículos da empresa, papelaria, cartões de visita, folhetos, folhetos, brochuras comerciais etc.


São esses elementos visuais ​​que permitem posicionar e distinguir a sua marca.

O universo gráfico traz vida a sua mensagem, aos valores e estado de espírito da sua marca. E é importante garantir que esteja disponível em toda sua comunicação visual de forma a garantir uma imagem homogénea e de qualidade nas aplicações futuras.

 

O MANUAL DA MARCA

Uma vez sua identidade visual está definida, o mais importante é manter uma padronização. Muitas vezes outras pessoas que não são da sua empresa irão utilizar sua marca, como em material de patrocínio, por exemplo.

Em função disso, manter o padrão é fundamental. Ou seja, é fundamental garantir que cada prestador de serviço (filial, agência de comunicação, gráfica etc.), ao se comunicar em nome da marca, siga todas as regras de aplicação.

Para isso, elas devem ser registradas em um único documento denominado manual da marca. Este guia é a bíblia da sua comunicação e todos aqueles que falam em seu nome devem ter uma cópia. Toda vez que for solicitar um serviço, é importante enviar seu manual da marca. Assim você evita muitos problemas graves.

Por exemplo, na parte que fala sobre seu logotipo, deverá ter uma descrição dele, suas cores, modelos de aplicação, suas proporções, seu tamanho mínimo, seu posicionamento etc. O objetivo é evitar ter reproduções de seu logotipo borradas, distorcidas, ilegíveis ou com tonalidades de cores incorretas.

 

Da mesma forma se você for prestar serviço para alguém nesse sentido, peça esse documento ao seu cliente.

O VALOR AGREGADO DA IDENTIDADE VISUAL PARA A EMPRESA

Todos esses diferentes aspectos contribuem para a imagem da empresa, transmitindo seus valores, visão e atuação. 

 

A identidade visual é baseada no logotipo e no Manual da Marca, conforme visto acima, estabelecendo as regras de utilização dos pontos de comunicação: layout, cores, formas etc.


Uma marca só existe se houver consistência entre todos os seus produtos. a identidade visual pode existir sem o logotipo, embora esteja diretamente ligada a ele. 

 

 

Promover uma empresa significa ter uma estratégia de comunicação alinhada com a identidade visual da sua marca. E ela deve servir para:

  • Para atrair e reter a atenção do cliente,
  • Para estabelecer a reputação da empresa,
  • Para confirmar credibilidade junto a parceiros comerciais ou institucionais.

 

  • É claro que projetar uma identidade visual eficaz é uma arte. E inclui muitas regras além desses princípios básicos.  
  • Mas nem isso pode garantir o total sucesso da sua marca. Isso porque, muitas vezes, alguns segundos são suficientes para criar um impacto negativo em sua organização. Basta uma estratégia errada que todo seu trabalho pode ruir.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

Identidade visual, fundamental para o seu negócio

A identidade visual existe para dar voz à sua empresa e concretizar a sua presença junto dos diferentes públicos que irão interagir com ela, como seus parceiros, seus clientes ou seus colaboradores.


A identidade visual é a primeira impressão que você deixa nas pessoas com quem fala.

Diferencie-se de seus concorrentes e prenda a atenção de seu alvo

Através de uma identidade visual bem construída e única, você pode se diferenciar bem de seus concorrentes. Pois permite você prender a atenção do seu público-alvo. Em função disso, reserve um tempo para estudar a imagem do seu setor, visite o site dos seus concorrentes. Trabalhe para torná-la original, de forma a oferecer algo diferente e impactante ao mercado.

Comunique-se sobre sua marca e compartilhe seus valores

Todos já ouvimos a frase que uma imagem vale mais que mil palavras.
Sua identidade visual diz muito sobre sua marca, seus valores, produtos e seus serviços.
Contribui para enviar uma mensagem , explicar ao mundo quem é a sua empresa , o que faz e para onde vai.


Também permite que você exponha seus valores e se posicione no mercado.


É muito importante ser uma marca que tem personalidade e se destacar na multidão.

Amplie os elementos que compõem a identidade visual

Todos os elementos que compõem a sua identidade visual contribuem para uma representação abstrata do seu setor de atividade, de forma a ser facilmente lembrado.

Com isso, podemos concluir que o manual da marca não é um documento a ser negligenciado. Dentro dele estarão todos os conceitos que garantem uma correta apresentação da sua empresa. Será muito útil na hora de elaborar a estratégia de comunicação de sua empresa.

É importante ter profissionais qualificados, não só cuidado de sua marca, mas como também da estratégia de comunicação.

Com todos esses conceitos entendidos, você pode começar a construir sua marca. Leia esse artigo sobre como escolher o nome da empresa? 10 dicas que irão te ajudar.

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