Cupom de desconto Workana de R$ 100,00

Cupom de desconto workana de R$ 100,00
Principais Nomes Italianos Para Crianças

Os nomes italianos, sejam eles masculinos ou femininos, são escolhidos por pessoas em todos os países e sua popularidade só vem crescendo a cada ano.

E você que está curioso sobre o assunto temos um imenso prazer de poder ajuda.

Aqui você vai encontrar além de listas de nomes masculinos e femininos com descendência italiana, algumas dicas para não errar nessa hora tão importante que é a escolha do nome do seu filho ou filha.

Como é do saber popular, a escolha do nome de uma criança pode influenciar e muito na sua vida cotidiana, e por isso fique atento(a) nessa hora.

E aqui no Brasil os nomes descendentes da Itália se difundiram a nossa cultura por volta de 1870, com a grande imigração italiana ocorrida na época.

E com isso muitos nomes novos foram criados, uma variedade realmente incrível, que pode fazer qualquer pai ou mãe ficar meio perdido na hora da escolha do nome do seu filho

Mas calma, existem algumas dicas e alguns segredos bem simples de usar na hora de escolher um bom nome italiano.

Sem mais delongas vamos logo as dicas, e caso você queira, no final deste artigo temos uma dica especial, mas primeiro olhe com calma a lista de nomes.

Dicas para escolher um nome italiano


Claro que a escolha de um bom nome seja italiano ou não, é um dura missão a qualquer pai ou mãe, mas não se desespere.

Siga essas dicas valiosíssimas de especialistas no assunto que você vai perceber que essa tarefa é no mínimo prazerosa.

  • Nomes comuns tendem a voltar e por isso são sempre uma ótima escolha.
  • Cuidado para não dar um nome muito exótico
  • Tente combinar o nome com os sobrenomes, o que é uma prática muito comum hoje em dia
  • Sempre pense em um nome com um significado especial a sua família
  • Pense nos possíveis apelidos, e se for possível, evite estes nomes a todo custo
  • Considere honrar nomes de familiares especiais para você, também é de grande valia

Agora que você entendeu e levou em consideração algumas de nossas dicas, veja algumas escolhas de nomes italianos, vamos as listas:

Nomes Italianos Masculinos


Começamos nossas listas, com os nomes masculinos italianos, veja se você se identifica com alguns deles:

  1. Enzo;
  2. Benito;
  3. Fabrizio;
  4. Pietro;
  5. Enrico;
  6. Luca;
  7. Lorenzo;
  8. Giovanni;
  9. Luigi;
  10. Matteo.

Nomes Italianos Femininos


Aos nomes femininos italianos, existem muitas possibilidades, e cada uma delas pode ter um significado interessante, leia com atenção e anote em um caderno os que mais lhe agradaram:

  1. Bianca;
  2. Luna;
  3. Milena;
  4. Giovanna;
  5. Antonella;
  6. Carina;
  7. Paola;
  8. Pietra;
  9. Giulia;
  10. Chiara.

Nomes Italianos Masculinos Comuns no Brasil


Com o passar dos anos os nomes originários da Itália se misturaram à cultura Brasileira, e assim, foram criando variações e combinações que vemos no dia-a-dia.

Veja agora essa lista especial dos nomes com origem italiana mais comuns no Brasil:

  1. Enzo;
  2. Pietro;
  3. Luca;
  4. Enrico;
  5. Costa;
  6. Dante;
  7. Sandro;
  8. Lorenzo;
  9. Leone;
  10. Mota;
  11. Mariano.

Nomes Italianos Femininos Comuns no Brasil


  1. Bianca;
  2. Milena;
  3. Luna;
  4. Pietra;
  5. Carina;
  6. Antonella;
  7. Alessandra;
  8. Rita;
  9. Sandra;
  10. Nina;
  11. Emanuelly.

Cidadania Italiana


Àqueles que almejam virar cidadãos do mundo devem ter em mente algumas coisa, dentre elas, conhecimento e muita calma na hora de estudar a possíveis formas legais de virar um cidadão europeu.

Sabia que existem mais de 350 mil sobrenomes italianos diferentes?


Você sabia que existe uma enorme variedade de sobrenomes italianos e que o seu pode ser um deles?

É muito importante saber a origem do seu nome, afinal quem não sabe de onde veio pode não saber para onde vai.

A Itália é o país com a maior quantidade de sobrenomes do mundo


Muitos são os sobrenomes, como Mazzafera, Barrichello, Rossi ou Ferrari e ter um sobrenome italiano pode ser meio caminho andado para a tão sonhada dupla cidadania e /ou cidadania europeia

O número de assinaturas italianas é o maior do mundo segundo o Instituto (Instituto nazionale di estatística), órgão estatístico do governo da Itália.

A vinda dos imigrantes italianos espalhou pelo brasil esses nomes e sobre nomes, de forma que, principalmente na região sul, o brasil concentra muitos descendentes de italianos.

Uma curiosidade é que muitos desses nomes têm um significado que vão desde questões físicas a questões psicológicas e profissionais.

É o caso das pereiras, por exemplo, nome português muito comum no brasil que está ligado a famílias que cultivam a fruta.

Já para um exemplo italiano temos o "Rosso" que significa vermelho. esse sobrenome está ligado aos italianos originalmente ruivos.

E quem não conhece a famosa marca de carros Ferrari? Tal assinatura tem uma origem derivada da palavra fabbro que em português significa ferreiro.

Cidadania italiana


É importante saber que para se obter uma cidadania você precisa seguir determinados passos.
No caso da cidadania italiana é necessário saber que esse direito se dá pelo que chamamos de jus sanguinis.

A constituição brasileira determina que possamos ter dupla cidadania, mas se queres saber se tem o direito à cidadania italiana via judicial, precisará saber e seguir uma série de passos.

Morar na Itália


Morar na Itália é, de fato, o sonho de muitos brasileiros, mas a maioria não sabe nem por onde começar.

Se você leu até aqui, já terá uma noção por onde começar, leia o artigo “linkado” acima sobre como morar legalmente via judicial.

Mas lembra-se que não basta ter apenas o documento, o que, claro, é muito importante e necessário, mas é preciso saber um pouco mais sobre a Itália.

E como todos os países mundo afora ela tem suas vantagens e desvantagens e vamos conhecer alguns deles nesse momento.

Porque vale a pena morar lá e quais as vantagens


O principal motivo é a qualidade de vida que pode ser subdividida em muitos outros fatores, como por exemplo: saúde, segurança, educação, acesso à cultura e por conseguinte, uma vida melhor, em regra geral, do que a que encontramos no Brasil.

Abrir Uma Conta Bancária


Em apenas alguns minutos podemos ter nossa conta bancária aberta, o TransferWise, por exemplo, funciona com múltiplas moedas e em mais de 50 países, sendo uma ótima opção aos cidadãos do mundo.

Saúde Pública


O SSN ou Sistema Sanitário Nacional é gratuito e funcional. Ressalta-se que alguns serviços são pagos e o preço leva em consideração a renda do indivíduo.

Você paga, por exemplo, 30 euros em uma consulta com um especialista. Já para os indivíduos de baixa renda, idosos e crianças até 6 anos podem se consultar gratuitamente.

Segurança pública


A segurança na Itália é uma realidade muito diferente da encontrada aqui no Brasil. Lá, por exemplo, podemos andar pelas praças e ruas da cidade sem aquele medo constante de um assalto como temos aqui nas grandes cidades brasileiras.

Como em qualquer país do mundo vamos sim encontrar furtos e roubos, mas, de verdade, nada que se compare ao que encontramos no nosso país.

Educação Pública


Você sabia que Bolonha, na Itália, tem a universidade mais antiga do mundo? Os italianos levam a sua educação muito a sério e desde os 6 anos o indivíduo já obtém acesso à educação universal e gratuita.

Ressaltamos ainda que tal educação é de excelente qualidade. No que tange ao ensino superior as taxas são bem acessíveis e comportam múltiplos "níveis" sociais.

Dentre as vantagens podemos ainda trazer a gastronomia que é das mais quistas no mundo todo, ah! as massas italianas, lasanhas e panquecas, não te dão água na boca? Mas claro que essas são as mais comuns, na Itália você encontrará muitos pratos com sabores inacreditáveis.

A cultura do país também é riquíssima com seus museus e com uma gama de história antiga que somente encontraremos por lá.

Para os amantes de vinhos, os italianos são famosos por sua qualidade e bom gosto.

Uma outra vantagem está nas belezas naturais de tirar o fôlego, está certo que nós brasileiros somos privilegiados quando o assunto são as belezas naturais. No entanto os italianos também possuem umas das mais belas do mundo.

Mas como tudo não são flores, vamos ver as desvantagens.

Quais as Desvantagens de se morar na Itália


Itália chegou a 10,7% de desemprego em meados de fevereiro de 2019 o que afetou principalmente a parcela mais jovem dos italianos.

Portanto ao pensar em morar por lá leve isso em consideração e, se possível, já viage com o emprego garantido.

As áreas que mais empregam atualmente são: TI (Tecnologias da Informação), gastronomia e turismo.

Sabendo disso sugerimos que você pesquise por um site de emprego chamado Adecco. É bem provável que você encontre um lugar no mercado, principalmente se tiver o idioma.

Burocracia


Um ponto bem negativo é a burocracia, para você ter uma ideia, as vezes a Itália consegue ser tão ou mais burocrático que o Brasil.

Ao ser contratado por um empregador ou ao alugar um apartamento você terá noção da burocracia que é.

Mas não desanime que no final tudo dá certo, basta ter foco e perseverança.

Custo de Vida


Apesar de se ganhar bem, se gasta bem, principalmente no norte da Itália. Estima-se que um casal com filhos precisa ganhar algo entre 1500 e 2000 euros por mês para viver tranquilo.

Imigrantes


Um outro fator é que, no momento, os italianos não estão vendo com bons olhos os imigrantes. Há uma certa resistência por parte deles, haja vista os grandes números de imigrantes que chegaram no país.

O importante é que você se informe com calma, que se informe em quem tem responsabilidade com as informações fornecidas.

É importante ouvir as experiências das pessoas que foram antes, mas lembre-se que aquela são as experiências dela, escute, leve em consideração, mas viva suas próprias experiências.
Leia todos os artigos do nosso site e tire todas as suas dúvidas para o ser um cidadão do mundo.
Até a próxima!!!
Postagem Anterior Próxima Postagem
Cupom de desconto workana de R$ 100,00