
Você trabalha com a construção civil? É um engenheiro ou um gerente de obra? Com certeza já se deparou com a difícil realidade de encontrar mão-de-obra qualificada para levar a cabo um projeto.
Colocar na cabeça dos profissionais que eles devem se atualizarem não é fácil, mesmo com as facilidades atuais, onde um eletricista pode fazer um curso de eletricista online, por exemplo, o pessoal não quer se capacitar.
Fazer um curso online, atualmente não é difícil, tem opções inclusive gratuitas, e tem para todo gosto e em todas as áreas.
O que mais tem na internet é opção de cursos, atualmente é possível aprender desde o inglês online até o instalador de placas solares, então falta de opção não é desculpa.
Apesar das facilidades, realmente não é fácil formar boas equipes para trabalhar na construção civil. Mas, com doses de inteligência e senso de liderança e administração, é possível recrutar um time que só vai vencer!
A base do sucesso está na comunicação, e que todos os envolvidos possam dialogar entre si e entender os objetivos e as metas para o projeto.
Você como gestor é preciso estar em constante comunicação com seus liderados. A ideia é deixá-los sempre a par do que se pretende alcançar e de que forma isso será feito.
É muito importante a conversa para receber feedback, também para dar sugestões de modo que possa otimizar o trabalho em equipe.
Agir como líder é apresentar soluções e se tornar um exemplo a ser seguido dentro da equipe. Comece expondo sua real intenção e demonstre o seu comprometimento e amor pelo trabalho.
A ideia é despertar a atenção como também passar a ser admirado por sua equipe: Todos precisam de você como um profissional inspira força de vontade.
Quando for criar sua equipe mostre a sua liderança e o quanto é possível fazer um bom trabalho estando focado e motivado.
Não adianta ser bom e amigável apenas no primeiro momento. Ao longo da execução do projeto é preciso que você enquanto um líder mantenha o ambiente saudável.
Foque e motive sua equipe utilizando palavras e reconhecimento, ao mesmo tempo em que se deixe aberto para dialogar com seus funcionários.
Reconheça cada habilidade e cada entusiasmo que partir de qualquer um componente da equipe.
Formar boas equipes de trabalho na construção civil implica em diversificar os componentes. Isto é, contratar pessoal que possui histórias diferenciadas, e até mesmo personalidades distintas.
Claro que será um desafio a mais conseguir vincular assim as pessoalidades, ao mesmo tempo que reconhecer o que há de melhor em cada membro. Mas entenda que esse é o caminho para a formação de boas equipes de trabalho.
Um bom líder que cria e mantém uma boa equipe é aquele que está se reciclando a todo instante. Jamais deixe-se enganar ao pensar que detém todo o conhecimento.
É importante realizar cursos tanto na área da construção civil, como também aqueles relacionados à gestão de pessoas e com foco na liderança. É muito importante também ter uma planilha de orçamento de obra bem elaborada, mantendo o controle dos gastos de cada projeto na construção civil!
Ponha em prática cada uma das 5 dicas e você conseguirá formar boas equipes de trabalho na construção civil!
Apesar das facilidades, realmente não é fácil formar boas equipes para trabalhar na construção civil. Mas, com doses de inteligência e senso de liderança e administração, é possível recrutar um time que só vai vencer!
Formando boas equipes de trabalho na construção civil: 5 dicas
1. Seja um comunicador!
A base do sucesso está na comunicação, e que todos os envolvidos possam dialogar entre si e entender os objetivos e as metas para o projeto.
Você como gestor é preciso estar em constante comunicação com seus liderados. A ideia é deixá-los sempre a par do que se pretende alcançar e de que forma isso será feito.
É muito importante a conversa para receber feedback, também para dar sugestões de modo que possa otimizar o trabalho em equipe.
2. Seja sempre o líder!
Agir como líder é apresentar soluções e se tornar um exemplo a ser seguido dentro da equipe. Comece expondo sua real intenção e demonstre o seu comprometimento e amor pelo trabalho.
A ideia é despertar a atenção como também passar a ser admirado por sua equipe: Todos precisam de você como um profissional inspira força de vontade.
Quando for criar sua equipe mostre a sua liderança e o quanto é possível fazer um bom trabalho estando focado e motivado.
3. Mantenha uma convivência saudável!
Não adianta ser bom e amigável apenas no primeiro momento. Ao longo da execução do projeto é preciso que você enquanto um líder mantenha o ambiente saudável.
Foque e motive sua equipe utilizando palavras e reconhecimento, ao mesmo tempo em que se deixe aberto para dialogar com seus funcionários.
Reconheça cada habilidade e cada entusiasmo que partir de qualquer um componente da equipe.
4. Diversifique a sua equipe.
Formar boas equipes de trabalho na construção civil implica em diversificar os componentes. Isto é, contratar pessoal que possui histórias diferenciadas, e até mesmo personalidades distintas.
Claro que será um desafio a mais conseguir vincular assim as pessoalidades, ao mesmo tempo que reconhecer o que há de melhor em cada membro. Mas entenda que esse é o caminho para a formação de boas equipes de trabalho.
5. Se recicle acerca da carreira!
Um bom líder que cria e mantém uma boa equipe é aquele que está se reciclando a todo instante. Jamais deixe-se enganar ao pensar que detém todo o conhecimento.
É importante realizar cursos tanto na área da construção civil, como também aqueles relacionados à gestão de pessoas e com foco na liderança. É muito importante também ter uma planilha de orçamento de obra bem elaborada, mantendo o controle dos gastos de cada projeto na construção civil!
Ponha em prática cada uma das 5 dicas e você conseguirá formar boas equipes de trabalho na construção civil!
Recomendação de Leitura: A origem do Concreto armado - Principais vantagens e desvantagens