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alimentos que amenizam a TPM

Fadiga, inchaço, acne, mudanças de humor, todos são sintomas bastante comuns da TPM. Algumas mulheres podem achar que não há muito a se fazer quando ela chega. A verdade é que existem métodos naturais que além de ajudarem a aliviar os sintomas da TPM ajudam a ter um estilo de vida mais saudável.

Fazer exercício regularmente (cerca de 30 a 45 minutos, quatro a cinco vezes por semana) ajuda a combater a irritabilidade, mudanças de humor e o inchaço. Além disso, algumas mudanças alimentares ajudam a combater o desconforto.

Fique de olho nas quantidades de sal


Reduza o consumo de sal. Prefira preparar sua própria comida em vez de comer em restaurantes ou fast-food.

O sal se esconde em inúmeros alimentos e reduzi-lo ajuda principalmente evitar a retenção de líquidos e a sensibilidade nos seios.

Para aquelas que apreciam frutos do mar, no caso do camarão, é bom ter moderação, pois o alimento possui um alto nível em sódio.

De acordo com o portal mecontaaqui.com.br, 100 g do crustáceo cozido carrega 367 mg de sódio, enquanto a mesma porção de frango sem pele possui apenas 51 mg.

Prefira bebidas e alimentos naturais


Coma várias frutas e verduras, principalmente os que têm alto teor de fibras. Quando for comer, faça do seu prato um “arco-íris”, dando preferência a frutas e verduras diferentes para que você consuma mais nutrientes.

Vegetais como o nabo e a couve, são ricos em vitaminas B, que ajudam a combater a fadiga. Cozinhe alguns vegetais com azeite de oliva e adicione alho e cebola.

Beba bastante água. Parece óbvio, mas às vezes vale relembrar. Beber no mínimo 6 a 8 copos de água por dia ajudam a reduzir o inchaço e a digestão, além de vários outros benefícios. Adicione rodelas de limão ou pepino à sua água para potencializar ainda mais os benefícios.

Adicione nozes aos seus lanches. Em vez de comer batatinhas ou aquele chocolate, consuma nozes cruas (sem ser aquelas salgadas). Nozes são ricas em ômega-3 e ácidos graxos bons que lhe ajudam a combater os radicais livres.

Tenha moderação com certas bebidas


Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, pode ser tentador tomar uma taça de vinho para relaxar, mas isso pode na verdade, atrapalhar seu sono. Você pode acabar dormindo mais do que o normal ou menos do que as oito horas recomendadas.

Limite o consumo de cafeína. Tomar um “cafezinho” no meio da tarde ajuda a combater o cansaço e pode nos dar uma força a mais para continuarmos com a rotina diária. Mas muita cafeína pode não só atrapalhar seu sono, como também piorar os sintomas da TPM.

Consuma alimentos ricos em ferro


Consumir alimentos ricos em ferro como carnes magras, é o ideal para substituir o que você perde todos os meses, pois no sangramento menstrual existe uma perda de ferro nas mulheres.

Fazer isso evita anemia e reduz os efeitos da TPM. Prefira carnes magras e retire quaisquer gorduras presentes após ou antes do cozimento.

Caso você seja vegetariana ou vegana, converse com seu médico sobre suplementos férricos.

Às vezes, essas técnicas naturais não são suficientes. Cerca de 8 a 20% das mulheres têm sintomas moderados a severos durante a TPM. Se você se encaixa nesse grupo ou sente como se suas emoções estiverem oscilando mais do que o normal, não tenho vergonha ou medo de procurar ajuda profissional de seu médico ou de um terapeuta.

Fontes: https://health.clevelandclinic.org/11-diet-changes-that-help-you-fight-pms/

https://www.mecontaaqui.com.br/comer-camarao-menstruada-faz-mal/
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