Cozinha americana



Você já viu de perto uma cozinha americana? Sabe quais as suas características e porque ela tem ganhado cada vez mais adeptos? Qual a diferença entre ela e outros tipos de cozinha? Neste artigo você vai conferir essas respostas e também várias dicas de como criar e utilizar esse tipo de espaço, que une versatilidade, espaço e muito estilo.

Se você já assistiu ao programa americano “Irmãos à obra”, conhece bem o potencial desse tipo de ambiente.

A cozinha americana se encaixa perfeitamente com o conceito de casa inteligente. Para saber mais, confira o post que fizemos sobre casas inteligentes. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre essa queridinha de arquitetos e designers de interiores.

Cozinha americana: o que é


Não existe somente um tipo de cozinha americana, mas haverá pontos em comum sempre que pensarmos nesse tipo de ambiente. Em uma rápida definição, cozinha americana é uma cozinha integrada com a sala, geralmente sem divisão ou apenas com uma meia parede para separar os dois ambientes. A principal característica da cozinha americana, portanto, é a integração, diferentemente da cozinha mais comum, toda fechada entre paredes.

Não podem faltar numa cozinha americana: espaço de bancada, (muito) espaço de armazenamento e “ilha”. O balcão é utilizado para fazer as refeições e também valoriza o conceito de espaço aberto, facilitando a movimentação ao redor da cozinha.

Vantagens da cozinha americana


Imagine que você convidou alguns amigos para um jantar em sua casa e você vai preparar um prato especial, que leva um tempo para ficar pronto. Se a sua cozinha for fechada entre paredes, vai ficar mais difícil interagir com as visitas enquanto você prepara a comida.

A principal vantagem da cozinha americana é justamente aproximar as pessoas, integrando o caráter funcional da cozinha com o conforto da sala de estar. A ausência de paredes aumenta a interação e cria um ambiente orgânico. Além disso, a cozinha americana pode ser uma ótima solução tanto para apartamentos e casas pequenas quanto para maiores.

Planejamento para transformar a cozinha


A cozinha americana é uma tendência cada vez maior na arquitetura e no design de interiores no país. Ela funciona bem para ampliar o espaço disponível em áreas pequenas e também para criar um ambiente propício para jantares coletivos. Se você está pensando em reformar e transformar sua cozinha nesse modelo, fique de olho nas dicas que separamos aqui.

Como em qualquer reforma, independentemente do tamanho das obras, é fundamental realizar um bom planejamento, tanto em relação aos gastos e cronograma como em relação à execução correta do projeto.

Se a cozinha e a sala estão separadas por paredes, por exemplo, o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro é fundamental para avaliar o impacto da quebra de paredes e identificar conexões hidráulicas e/ou elétricas.

Ideias para o projeto de cozinha americana


Há inúmeras formas diferentes de se montar uma cozinha americana, conforme o gosto pessoas e as possibilidades que o espaço oferece. Confira algumas dicas.

Local de armazenamento


Como dissemos, é fundamental em uma cozinha americana aproveitar algum espaço para armazenamento de utensílios e despensa, já que sem as paredes perde-se espaço para armários. Uma ideia possível é usar a parte interna da bancada que separa a cozinha da sala como um pequeno armário. Essa opção mantém a discrição visual, pois as gavetas e portas ficam visíveis apenas na parte interna da cozinha. 
 

Exaustores de ar


Para manter cozinha e sala integrados, um fator importante é evitar que o cheiro das refeições escape para a sala. O uso de coifas e depuradores de ar ajuda a cumprir esse objetivo, além de janelas e eletrodomésticos específicos para esse ambiente, que combinem as funções de depurador e exaustor.

Organização dos itens da cozinha


Como na cozinha americana tudo fica à vista de quem está na sala, é importante organizar seu espaço para que elementos indesejados não se destaquem no ambiente, como itens de limpeza, louça suja, entre outros. Afinal, nesse modelo cozinha e sala são praticamente um ambiente só.

Dicas para deixar o ambiente ainda mais aconchegante


Em uma cozinha americana, mesmo com a existência de balcão, é possível acrescentar uma mesa de jantar ao lado da bancada, que não atrapalha em nada a harmonia visual e proporciona conforto e praticidade a moradores e visitantes. Uma dica é manter a mesma tonalidade de cor na bancada e na mesa, a fim de deixar o visual harmônico e orgânico. É possível também instalar uma pequena mesa retrátil, que pode ser ativada apenas nos momentos de refeição.

Outra boa ideia é construir um balcão maior e mais largo, uma espécie de balcão-mesa que tem a dupla função de demarcar os limites entre a cozinha e a sala e, ao mesmo tempo, ser usado durante as refeições.

Gostou das dicas? Siga acompanhando nosso blog para saber mais sobre essa e outras soluções arquitetônicas e de decoração para seu imóvel.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem