Webcitizen Busk
RSS Webcitizen
A Webcitizen é uma empresa inovadora que propõe estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, de seus governos e da iniciativa privada. Temos como foco o emprego de tecnologias digitais para a criação de canais de participação, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública e privada, promovendo um diálogo colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo, e em uma última análise, ajudando a criar um mundo melhor.

Aproximando cidadãos

3 de maio de 2011

Voltar para a página inicial

Enviar para um(a) amigo(a)

Tags desta notícia:


Compartilhe este post:
Adicionar no Digg Adicionar no Stumbleupon Adicionar no Technorati Compartilhar no Facebook Adicionar no Delicious Compartilhar no Twitter

Washington e a luz do sol

Quando os Estados Unidos estavam afundados na lama da terrível crise econômica de 1929, um juiz inspirou o país adotar uma série de reformas que deixariam o estado e a economia mais transparentes e seriam fundamentais para a recuperação. O nome dele era Louis Brandeis e sua frase mais famosa foi: “Dizem que a luz do sol é o melhor dos desinfetantes e que a luz elétrica é o melhor policial”.

É essa frase de Brandeis que originou o nome da Sunlight Foundation (”fundação luz do sol”), talvez a mais relevante instituição do mundo lidando com transparência na política e forte inspiração para nós da Webcitizen.
Passei os últimos quatro dias em Washington participando do Transparency Camp, um grande encontro organizado pela Sunlight para discutir transparência, governo aberto, engajamento cívico, webdemocracia, governo 2.0 e outros desses temas que estão mudando o mundo. O Transparency Camp acontece faz três anos, mas 2011 foi o primeiro com uma pretensão internacional. Além dos americanos de sempre, tinha gente da Hungria, Argentina, Chile, Jamaica, Geórgia, Lituânia, Letônia, México, Albânia, Índia… e quatro bravos representantes da terra do samba e pandeiro.

tranpareny_camp_01

Mostramos o Votenaweb, que foi muito bem recebido. E aproveitamos a chance para discutir o Movimento Minas, um projeto que acabamos de lançar em parceria com o governo de Minas. A ideia de levar um projeto em estágio tão inicial acabou se revelando excelente. Em vez de dizer “olha que incrível isso que conseguimos”, nossa postura foi: “é isso que pensamos, como vocês acham que podemos melhorar?”. A sessão de debate sobre o MeM foi sensacional, cheia de insights e ideias de gente do mundo todo. Saí de Washington convicto de que estamos no caminho certo, criando coisas alinhadas com os projetos mais inovadores do mundo. Saí também recarregado de inspiração e de contatos com a comunidade internacional da transparência e do governo aberto.

Escrevo este post de dentro do avião, num voo equipado com Wi Fi. São tempos cada dia mais conectados esses que estamos vivendo. Enquanto isso, o Brasil se prepara para finalmente aprovar amanhã uma lei que regulamente o direito à informação pública – o Brasil era uma das pouquíssimas democracias do mundo que ainda não tinha uma. O mundo está mudando, e rápido. Fico animado. Parece que a luz do sol está finalmente começando a bater na política brasileira.

Por Denis Russo Burgierman

Um comentário para “Washington e a luz do sol”

  1. Denis,
    estou interessado em saber mais sobre esta lei que seria votada no Brasil sobre informação pública. A votação foi dia 4 de Maio de 2011?

    Muito obrigado,
    Marcello Bressan Emidio.

    Marcello Bressan Emidio maio 11, 2011 às 11:45 am

Deixe um comentário


No public Twitter messages.
Creative Commons
Votenaweb Webcitizen