A plataforma Votenaweb

O Votenaweb é um site de engajamento cívico desenvolvido pela Webcitizen, lançado no dia 14 de novembro de 2009, durante o TEDx São Paulo. A plataforma disponibiza projetos de lei “traduzidos” para uma linguagem simples e objetiva, a fim de incentivar a participação dos cidadãos no cotidiano das discussões do Congresso Nacional. Além compreender melhor os projetos e acompanhar a votação dos políticos, o usuário pode interagir com o cenário político, votando, simbolicamente, a favor ou contra, enviando comentários e classificando as propostas de acordo com sua própria percepção. O resultado desta interação é visualizado em gráficos e mapas.

Este canal de participação fomenta a chamada Webcidadania, quando os cidadãos encontram ferramentas e aplicativos que fomentam e potencializam o exercício da democracia. O meio permite a aproximação dos usuários da vida política, desde a tradução e resumo dos projetos de lei, até a fácil navegação. Descomplicar e desburocratizar informações, tornando-as transparentes, de fato, é uma das diretrizes da Webcitizen, refletidas no Votenaweb.

O aplicativo Votenaweb para Parlamentares

O aplicativo Votenaweb para Parlamentares é o primeiro aplicativo que leva para as mãos dos cidadãos o trabalho que o parlamentar realiza no Congresso.

O grande diferencial do aplicativo é disponibilizar os projetos de lei com navegação simples e intuitiva e com opiniões atualizadas pela plataforma Votenaweb, através de uma API.

Funciona assim:

No aplicativo para um deputado serão exibidos os projetos de lei defendidos por ele. Esses projetos também estão disponíveis na plataforma Votenaweb e são votados e discutidos por toda a comunidade, mais de 630 mil usuários em todo Brasil. Assim, os projetos de lei ganham mais visibilidade e alcance e, ao mesmo tempo, também chegam aos cidadãos representados por aquele deputado.

Além das discussões que acontecem na plataforma, o aplicativo oferece a deputados e senadores novas oportunidades de se aproximar dos brasileiros, destacando as causas que defendem no Congresso Nacional e notificando os cidadãos sobre votações e discussões importantes.

Reconhecimento

Em 2010, a Editora Globo escolheu o Votenaweb como um dos finalistas ao Prêmio Generosidade, que homenageia projetos transformadores do Brasil todo. No mesmo ano tornou-se o primeiro site brasileiro a ser convidado para uma apresentação no Gov 2.0 Summit, realizado em Washington. Em seguida, nossa equipe recebeu um convite para visitar a sede da ONU, em Nova York, para apresentar o projeto. Em 2014, o Votenaweb foi apresentado no Fórum Mundial pela Democracia, em Strasbourg na França.

Relatórios para os parlamentares

Mensalmente enviamos aos parlamentares relatórios com dados sobre as votações dos projetos de lei para que eles possam perceber a aceitação da população em relação às propostas e compreender quais são os anseios dos cidadãos. Periodicamente, entregamos pessoalmente relatórios aos parlamentares em visitas aos gabinetes na Câmara dos Deputados.

Números do Votenaweb

+ 630 mil participantes cadastrados

+ 9,8 milhões de votos computados

+ de 450 mil classificações de projetos de lei pelos usuários

+ de 320 mil comentários

+ de 6.000 projetos de lei inseridos na plataforma

Para mais informações e propostas

Envie seus dados de contato

Ligue para 11 2338 4325, envie um email para contato@votenaweb.com.br ou se preferir entraremos em contato com você.

©2015