Aproximando cidadãos
26 de janeiro de 2011
Tags desta notícia:
Aquecimento Global
Economia
TEDx Amazônia
Quando uma empresa patrocina o TEDxAmazônia, ganha o direito de indicar um palestrante, que depois passa pelo mesmo processo de discussão e preparação de todos os outros palestrantes. Quando eu soube disso, confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha. “Será que isso vai dar certo?”, eu pensava. Será que isso não vai resultar em TED Talks marqueiteiras, chapa-branca, o contrário do que uma TED Talk deve ser?
Eu estava errado.
O exemplo do Santander é uma prova clara disso. O banco nos apoiou desde o TEDxSP, sempre fazendo questão de participar da organização do evento, de ajudar com ideias, com contatos, com valores, e não apenas com dinheiro. No TEDxSP, o Santander indicou como palestrante seu presidente na época, Fabio Barbosa, que deu uma aula de ética e de coragem ao enfrentar a má imagem de sua própria classe.
A TED Talk de Barbosa foi a palestra de TEDx mais assistida do mundo, como disse Chris Anderson, do TED, ao banqueiro, quando eles se encontraram em Nova York. Se você não viu, veja:
TEDxSP 2009 – Fábio Barbosa from TEDxSP on Vimeo.
Em 2010, no TEDxAmazônia, o palestrante do Santander mais uma vez brilhou. Hugo Penteado é economista-chefe do banco. Economista e executivo de banco, Penteado foi inteiramente transparente sobre as falhas da economia e do sistema financeiro. E foi muito claro sobre o caminho que temos que percorrer para consertar essas falhas. Se alguém esperava uma TED Talk conservadora e auto-elogiosa, se surpreendeu com um discurso provocador e aguerrido.
O mundo precisa de ideias. É animador perceber que essas ideias podem nascer em qualquer lugar: em favelas, em bairros nobres, em universidades, em organizações da sociedade civil, em cidades, no campo. E em bancos. Ficou claro para a gente que o Santander é um lugar onde se cultiva ideias.
Por Denis Burgierman