Webcitizen Busk
RSS Webcitizen
A Webcitizen é uma empresa inovadora que propõe estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, de seus governos e da iniciativa privada. Temos como foco o emprego de tecnologias digitais para a criação de canais de participação, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública e privada, promovendo um diálogo colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo, e em uma última análise, ajudando a criar um mundo melhor.

Aproximando cidadãos

19 de agosto de 2010

Voltar para a página inicial

Enviar para um(a) amigo(a)

Tags desta notícia:

Compartilhe este post:
Adicionar no Digg Adicionar no Stumbleupon Adicionar no Technorati Compartilhar no Facebook Adicionar no Delicious Compartilhar no Twitter

O futuro das cidades passa pelo celular

City Sourced

Imagine que você esteja caminhando pela rua e veja um sofá velho abandonado na calçada, um monte de lixo que não tenha sido recolhido ou um buraco no asfalto. Se fosse nos Estados Unidos, teria a opção de tirar uma foto pelo celular, indicar o local e enviar via celular a reclamação para as autoridades municipais competentes.

Isso já é realidade em San Francisco, Los Angeles e San Jose (Estados Unidos) e em Gravesham (Inglaterra) com a ferramenta CitySourced, desenvolvido pela empresa norte-americana FreedomSpeaks. Por meio de um simples gesto, em tempo real o aplicativo incentiva o engajamento cívico, a melhoria da qualidade de vida naquela comunidade e amplia o leque de pessoas que podem monitorar o que quiserem.

O CitySourced baseia o GPS e outras tecnologias móveis que permite aos usuários de iPhone, BlackBerry e Android tirarem fotos e registrarem queixas de seus telefones. Ele também cria bases de dados das reclamações para os municípios e pode ser customizado para trabalhar com os sistemas existentes para as equipes de reparos, que podem agir de forma mais rápida. Já pensou que incrível?

O vídeo abaixo, em inglês, mostra a reportagem sobre como funciona o serviço:

Por Patrícia Scofield

3 comentários para “O futuro das cidades passa pelo celular”

  1. Iniciativa muito boa para melhorar o lugar onde as pessoas vivem. Cada vez que mostramos que somos capazes de nos organizar em prol de um objetivo público, a democracia avança.

    Vinícius Lacerda agosto 19, 2010 às 9:01 am
  2. Muito obrigada aos amigos.
    Um banco de memória do voto
    sempre foi meu grande sonho.

    Estou feliz.

    Eliana Gerânio Honório agosto 20, 2010 às 2:43 am
  3. Muito obrigada.

    Eliana Gerânio Honório agosto 20, 2010 às 2:45 am

Deixe um comentário


A Campus Party contará com palestra de Kul Wadhwa, Dave Haynes e Charles Lenchner:

Jefferson, não conseguimos viabilizar outras edições da Revista Gotas. Adoraríamos dar continuidade a ela, quem sabe um dia.

Estão dizendo por aí que somos otimistas políticos. confirma:

A Webcitizen procura estudante de Direito para vaga de estágio no Votenaweb. Enviar currículo para:

Entenda o que é o Projeto de Lei SOPA e a ameaça que ele traz para o compartilhamento do conhecimento:

Creative Commons
Votenaweb Webcitizen