Aproximando cidadãos
28 de outubro de 2009
Tags desta notícia:
Diplomacia Digital
Gov 2.0 Summit
Joshua S. Fouts
Rita J. King
Second Life
Diplomacia não pertence mais só ao mundo físico. O projeto Diplomacia Digital: Compreendendo Islamismo através de Mundos Virtuais, explora como políticas de relações exteriores podem melhorar o engajamento com comunidades muçulmanas em todo o mundo, utilizando oportunidades complexas proporcionadas pelo uso de espaços imersivos virtuais como o Second Life.
Neste video feito durante o Gov 2.0 Summit em Washington, D.C. em Setembro de 2009, Rita J. King e Joshua S. Fouts, ambos Senior Fellows do Carnegie Council for Ethics in International Affairs, falam com a WebCitizen sobre o projeto e sua missão.
King e Fouts escolheram o mundo virtual do Second Life como a plataforma para sua pesquisa por vários motivos, entre eles o fato de ser a plataforma internacional mais abrangente. A idéia deles é essa: como podem as pessoas aprender sobre outras culturas em um espaço virtual autêntico experiencial, e como esta informação pode suplementar ou aumentar o trabalho diplomático no mundo físico e real?
O objetivo do projeto foi verificar o quanto eles poderiam aprender sobre o Islamismo em um espaço que tem o potencial de trazer novos insights e quebrar preconceitos e barreiras já cimentadas no mundo real.
Rita J. King é Chairwoman e Diretora de Criação da Dancing Ink Productions, e Senior Fellow do Carnegie Council for Ethics in International Affairs.
Joshua S. Fouts é Estrategista Global da Dancing Ink Productions, e Senior Fellow do Carnegie Council for Ethics in International Affairs.
O Carnegie Council for Ethics in International Affairs é uma instituição Americana não governamental e educacional sem fins lucrativos que através de seus programas, publicações e website, almejam ser o endereço central para decisões éticas em discussões internacionais. Desde sua fundaçnao em 1914, o Conselho tem focado na importância dos valores éticos nas relações internacionais, aspirando ser uma “voz para a ética” em todo o mundo.
Veja o video do projeto aqui.
André Blas