Webcitizen Busk
RSS Webcitizen
A Webcitizen é uma empresa inovadora que propõe estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, de seus governos e da iniciativa privada. Temos como foco o emprego de tecnologias digitais para a criação de canais de participação, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública e privada, promovendo um diálogo colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo, e em uma última análise, ajudando a criar um mundo melhor.

Aproximando cidadãos

21 de janeiro de 2011

Voltar para a página inicial

Enviar para um(a) amigo(a)

Tags desta notícia:



Compartilhe este post:
Adicionar no Digg Adicionar no Stumbleupon Adicionar no Technorati Compartilhar no Facebook Adicionar no Delicious Compartilhar no Twitter

Entretenimento, tecnologia e educação

A Campus Party Brasil 2011, o maior evento de tecnologia do Brasil, abordou a questão da educação informal e convidou Túlio Soria, desenvolvedor do game educativo City Rain, para contar como é possível expandir a educação além dos limites da escola.

O game City Rain é uma valiosa ferramenta de cunho pedagógico educativo e um exemplo bem sucedido sobre como aliar entretenimento e educação. Com este game, a equipe de Túlio Soria ganhou a Copa do Mundo da Computação, dentre mais de 12 mil projetos de 61 países.

O City Rain é uma combinação entre um simulador de construção de cidades e um jogo de encaixa blocos. O objetivo é fazer o melhor planejamento urbanístico e cuidar da natureza levando em consideração a qualidade de vida das pessoas. O jogo exige dos usuários raciocínio rápido e noções básicas de urbanismo e sustentabilidade.

A cidade virtual conta com serviços públicos como hospitais, escolas, corpo de bombeiros, segurança, coleta seletiva de lixo, reciclagem, estações de tratamento de água, usinas de geração de energia, além de parques, casas e prédios.

cityrain

No Brasil alguns educadores já perceberam que, se usados corretamente, os jogos eletrônicos podem ser aliados da aprendizagem, por isso, os inventores do City Rain desenvolveram uma versão para as escolas. Atualmente 20 escolas públicas e privadas disponibilizam aos estudantes esta nova versão como um complemento ao ensino. Este número poderia ser bem maior, mas ainda há por parte dos professores, certo receio em como aplicar os jogos educativos, já que muitos ainda não compreendem bem o universo digital. No entanto, a tendência é que cada vez mais a tecnologia faça parte do universo escolar.

“É claro que os games nunca irão substituir o papel do professor, mas para os jovens, os games poderão servir como catalisadores do aprendizado, desde que utilizados sabiamente por um professor”, explica Túlio.

A Campus Party, com seus mais de oito mil campuseiros que passaram quatro dias conectados no que há de mais tecnológico no mundo, deixa claro que esta geração de jovens vão exigir instituições de ensino e professores antenados no universo digital e alinhados com a linguagem da internet.

Outros Games Educativos
A Nobel Foundation desenvolveu alguns games educativos interessantes baseados nos projetos dos grandes vencedores do prêmio mundial. Um destes games educativos é o The Peace Doves (Pombos da paz) que é sobre desarmamento de armas nucleares e exige dos jogadores conhecimentos em geografia, história e conhecimento gerais. Outro exemplo é o Prisoners of war (Prisioneiros de guerra). A missão do jogador é gerir um campo de prisioneiros de guerra sem violar os direitos humanos. O jogador recebe uma avaliação no final e pode acabar como um “campeão humanitário” ou um “Sádico Suíno”.

Por Dani Larama

Deixe um comentário


Faceburca? Muçulmanos lançam rede social religiosa para concorrer com 'Facebook'

Transparência? Passo a passo para encontrar dados sobre doações de campanhas "escondidos" no site TSE

Logo mais às 18:00 , fala sobre sua experiência com webcidadania na agência Filadélfia

O conhecimento quer ser livre

searched for s:Trendroom

Creative Commons
Votenaweb Webcitizen