Aproximando cidadãos
23 de fevereiro de 2011
Tags desta notícia:
Banco Comuntário
Periferia
TEDx Amazônia
A estilista Camilla Giometti Person trabalha com luxo. Ela faz vestidos de festa num ateliê charmoso e super exclusivo nos Jardins, em São Paulo. Camilla foi ao TEDxAmazônia, em novembro do ano passado. Ontem, pelo Facebook, conversei com ela:
– Entrei numa megggga crise depois que eu voltei da Amazônia – ela postou.
Liguei para ela para saber mais. Ela contou:
– Voltei achando que meu trabalho é muito fútil, fazer vestidos que serão usados uma só vez numa festa milionária. Cheguei a pensar em fechar o atelier. Mas agora estou mais calma, estou percebendo que tem muita coisa que eu posso fazer. Agora não tem mais volta, vou ter mesmo que mudar. Sou outra pessoa.
Camilla se impressionou muito com a TED Talk de Thiago Vinicius, um empreendedor social imensamente ativo que vive no Jardim Maria Sampaio, na periferia paulistana. Veja abaixo:
Quando voltou da Amazônia, Camilla foi procurá-lo.
– É, ela veio aqui e a gente fez um rolê pelas quebradas – diz Thiago.
No início, Camilla foi ao Jardim Maria Sampaio um pouco por interesse próprio.
– A gente tem muito problema com mão de obra e pensei em propor um projeto ao Thiago para treinar costureiras na comunidade para trabalharem para mim. Mas aí ele me mostrou que as coisas que eu sei fazer podem ser uma ajuda enorme para a comunidade. As mulheres de lá, se aprenderem a fazer roupas, podem ter seus próprios ateliês e fazer vestidos para festas. Afinal, todo mundo casa, em qualquer bairro. Além de gerar renda, elas vão deixar de gastar dinheiro com roupas de qualidade questionável. Estou muito animada com a possibilidade de fazer diferença.
Em grande medida, é por isso que fazemos o TED: para conectar gente instigada, aproximar seus mundos e, com isso, possibilitar que coisas aconteçam.
Camilla não foi o único novo contato que Thiago fez no TED. Lá mesmo na Amazônia ele foi visitar a comunidade de Zumbi 2, em Manaus, onde funciona a Oela, a escola de Rubens Gomes, outro palestrante do TED, que ensina a fabricar instrumentos musicais de maneira sustentável com madeiras amazônicas.
– Passamos três dias lá com eles, foi uma imersão. Nunca tínhamos ido para o Norte. Agora vamos inaugurar uma loja lá na nossa comunidade e teremos instrumentos amazônicos da Oela para vender.
Como o Jardim Maria Sampaio tem uma cena hip hop muito ativa, logo logo se verá por aí rappers fazendo som na madeira da floresta. Em março, a comunidade do Jardim Maria Sampaio vai fazer uma Feira Sociocultural, com apoio da Vila Digital, uma empresa de marketing que Thiago conheceu na Amazônia. E o casal Lívia Ascava e Bruno Fernandes, da organização do TED, se ofereceu para fazer os textos e as fotos de CDs musicais da comunidade. Enfim, conexões.
– Agora estamos esperando as visitas da Zoë Melo e do André Abujamra, que disseram que vinham – Zoë e André também foram palestrantes do TEDxAmazônia.
É bom ver que a comunidade que se reuniu no ano passado num hotel flutuante no Rio Negro está tão efervescente.
Por Denis Burgierman