RSS Webcitizen
A Webcitizen é um tipo diferente de startup de tecnologia. Usamos tecnologia para transformar comportamentos de cidadãos e empresas públicas e privadas. Somos especialistas na criação de plataformas digitais para coletar e analisar dados comportamentais. Poucos fazem o que fazemos. Combinamos tecnologia e comportamento, na busca de oportunidades e soluções que impactarão, positivamente, a sociedade como um todo.

Washington e a luz do sol

Quando os Estados Unidos estavam afundados na lama da terrível crise econômica de 1929, um juiz inspirou o país adotar uma série de reformas que deixariam o estado e a economia mais transparentes e seriam fundamentais para a recuperação. O nome dele era Louis Brandeis e sua frase mais famosa foi: “Dizem que a luz do sol é o melhor dos desinfetantes e que a luz elétrica é o melhor policial”.

É essa frase de Brandeis que originou o nome da Sunlight Foundation (”fundação luz do sol”), talvez a mais relevante instituição do mundo lidando com transparência na política e forte inspiração para nós da Webcitizen.
Passei os últimos quatro dias em Washington participando do Transparency Camp, um grande encontro organizado pela Sunlight para discutir transparência, governo aberto, engajamento cívico, webdemocracia, governo 2.0 e outros desses temas que estão mudando o mundo. O Transparency Camp acontece faz três anos, mas 2011 foi o primeiro com uma pretensão internacional. Além dos americanos de sempre, tinha gente da Hungria, Argentina, Chile, Jamaica, Geórgia, Lituânia, Letônia, México, Albânia, Índia… e quatro bravos representantes da terra do samba e pandeiro.

tranpareny_camp_01

Mostramos o Votenaweb, que foi muito bem recebido. E aproveitamos a chance para discutir o Movimento Minas, um projeto que acabamos de lançar em parceria com o governo de Minas. A ideia de levar um projeto em estágio tão inicial acabou se revelando excelente. Em vez de dizer “olha que incrível isso que conseguimos”, nossa postura foi: “é isso que pensamos, como vocês acham que podemos melhorar?”. A sessão de debate sobre o MeM foi sensacional, cheia de insights e ideias de gente do mundo todo. Saí de Washington convicto de que estamos no caminho certo, criando coisas alinhadas com os projetos mais inovadores do mundo. Saí também recarregado de inspiração e de contatos com a comunidade internacional da transparência e do governo aberto.

Escrevo este post de dentro do avião, num voo equipado com Wi Fi. São tempos cada dia mais conectados esses que estamos vivendo. Enquanto isso, o Brasil se prepara para finalmente aprovar amanhã uma lei que regulamente o direito à informação pública – o Brasil era uma das pouquíssimas democracias do mundo que ainda não tinha uma. O mundo está mudando, e rápido. Fico animado. Parece que a luz do sol está finalmente começando a bater na política brasileira.

Por Denis Russo Burgierman

2 comentários

  1. Denis,
    estou interessado em saber mais sobre esta lei que seria votada no Brasil sobre informação pública. A votação foi dia 4 de Maio de 2011?

    Muito obrigado,
    Marcello Bressan Emidio.

    Marcello Bressan Emidio maio 11, 2011 às 11:45 am
  2. It’s hard to find your page in google. I found it on 21
    spot, you should build quality backlinks , it will help you to rank to google top 10.
    I know how to help you, just search in google – k2 seo tricks

    Gordon julho 5, 2014 às 10:45 pm

Deixe um comentário

Votenaweb Webcitizen